segunda-feira, 3 de abril de 2017

Domingo de Ramos

Resultado de imagem para domingo de ramos
“RECEBER JESUS É SABER RECEBER SUA CRUZ E RESSURREIÇÃO”.


Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos. É a semana mais importante de todo o ano litúrgico. Vamos recordar o grande fato. O maior gesto de doação da parte de Deus para com suas criaturas. O Filho de Deus dá sua vida para nos salvar.  A vitória do mal é só aparente. Ele parece que sempre está acima do bem. Vemos como tudo o que se escreve e se fala de Cristo nos grandes meios de comunicação, servem para prejudicar a Boa Nova por Ele anunciada. Com a paixão, morte e ressurreição de Jesus o mal não terá mais vantagem alguma sobre o bem. Este momento é muito importante para nós refletirmos sobre o amor que Deus sente por nós e mudarmos de vida. Deus escolheu, em seu plano de amor pela humanidade, o povo de Israel. Deste povo sairá a salvação para toda humanidade a partir da experiência com Jesus o Cristo, o Verbo Encarnado. O maior investimento de Deus para nos salvar aconteceu no Mistério da Encarnação, Morte e Ressurreição de Jesus. Ele vem até nós para participar de nossa vida e nos ensinar o essencial. O nosso maior desafio está em definir a importância real de Cristo para nós. O povo exaltava Jesus como Rei de Israel, mas não queria uma mudança de vida. Não queria aceitar a verdadeira transformação que Jesus Cristo veio ensinar na mudança de nossa forma de amar. O louvor a Deus deve estar ligado a uma profunda mudança de valores. Não basta dizer que Jesus é o filho de Davi se não nos convertermos realmente ao que ele nos ensinou.
Vamos nesta semana procurar o sacramento da reconciliação para vivermos com alegria  a passagem de Jesus em nossa vida.

Resultado de imagem para domingo de ramos

EVANGELHO (Mt 21, 01-11):

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos dizendo-lhes: "Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! Se alguém vos dizer alguma coisa, direis: 'O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá' ". Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: "Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta". Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre ele as suas vestes, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam à frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!" Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: "Quem é este homem?" E as multidões respondiam: "Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia".

Resultado de imagem para domingo de ramos


"Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!"

O povo de Israel estava ansioso por uma libertação integral nas dimensões política, espiritual e econômica. Imaginava um Messias cheio de força que iria libertar o povo de toda esta situação. Aos poucos os líderes do povo percebem que as características de Jesus não são as mesmas que eles esperavam. Jesus entra em Jerusalém aclamado pelo povo como rei-profeta. Jesus percebe as distorções dos líderes do povo e as acusa publicamente especialmente no sentido que se estava dando ao culto a Javé dentro do templo. As atitudes de Jesus são julgadas de forma errada como se ele relativizasse o templo.
Imaginamos como pode ser este povo que aclama Jesus  ser o mesmo que irá gritar para que ele seja crucificado. O Fato é que no julgamento de Jesus estavam presentes pessoas de outra categoria, que não viram ou que não queriam aceitar os sinais que Jesus havia feito que comprovaram sua missão.
A adesão a Cristo envolve toda pessoa. Não o aceitamos pelas conveniências, não buscamos nele nossa satisfação. A experiência com Jesus nos leva até a misericórdia de um Deus presente e preocupado com a nossa verdadeira realização. O motivo de ter hoje tantas religiões que falam no nome de Jesus é justamente a falta de aceitação do Cristo pleno, do Cristo que compromete e modifica a nossa vida.
Hoje Jesus está presente no meio de nós através dos sacramentos. De uma maneira toda especial do Santíssimo Sacramento. Ele está presente para nos curar e mudar a nossa vida. A experiência de amizade com Jesus tem de nos levar a um amor altruísta.
Fizemos uma pesquisa no Dicionário Enciclopédico da Bíblia (Editora Herder de Barcelona), para entendermos com mais profundidade o sentido e o significado da palavra hosana. É uma palavra hebraica que significa “vem em ajuda, dá-nos a salvação”. Esta palavra se encontra no salmo 118,25 como forma de oração para pedir a Deus sua ajuda permanente depois da vitória. Na festa das Tendas, hosana se converteu em uma oração corrente de súplica e também um grito de louvor. Neste dia se fazia uma procissão com palmas de vários tipos, cantando as orações com a invocação hosana como estribilho. Esta palavra só se encontra no relato da alegre entrada de Jesus em Jerusalém. Todas as fórmulas usadas significam o cumprimento da espera messiânica. Se o povo que recebeu Jesus estava utilizando esta palavra é porque já estava tendo consciência da sua missão. Algumas pessoas do povo, pelos sinais que ele realizava, percebiam uma nova era que se iniciava em sua história.
Jesus vem em nome do Senhor. Ele é o senhor, verbo encarnado que vem aos que se abrem ao novo projeto de salvação. Deus tem uma linguagem paradoxal. Uma lógica diferente da nossa. Ele nos vê como criaturas em particular, com a nossa individualidade e na comunidade com os dons que devem ser partilhados.
Jesus se esquece de sua condição divina para nos salvar. Quer que tenhamos uma experiência profunda do amor de Deus. Ele nos  leva ao encontro com o Pai mostrando o caminho da solidariedade comunitária.
Vamos procurar nesta semana santa acompanhar Jesus em todos os seus passos e seguir seu exemplo de despojamento em favor dos irmãos. Vamos colocar de lado nossos pequenos planos particulares para aceitarmos em nossa vida o que o Senhor nos pede.

Resultado de imagem para domingo de ramos

“Senhor Jesus muito obrigado por tudo que passastes para nos salvar”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário