segunda-feira, 13 de março de 2017

A Samaritana


 Resultado de imagem para SAMARITANA

“A ACOLHIDA DE JESUS A SAMARITANA TRANSFORMA SUA VIDA E FAZ QUE ELA O RECEBA COMO MESSIAS”.


Jesus manifesta para nós a grande realidade de que somos profundamente amados por Deus. A passagem da samaritana representa que Ele não olha para nossa realidade externa, mas sim para nossa fonte interior da onde brota todos os nossos gestos externos. Deus busca a salvação de todos.  Na parte mais profunda de nosso ser sentimos a realidade do seu amor. A pessoa humana precisa aprender a se relacionar com o essencial afastando de sua vida aquilo que pode levá-la a perder-se no superficial. Precisamos entrar no poço de nosso coração e recolher de seu interior a água do amor de Deus que brota para a vida eterna.

 Resultado de imagem para SAMARITANA

EVANGELHO (Jo 04, 05-42):

Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão como os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. A mulher  disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?” Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. Disse-lhe Jesus: “Vai chamar teu marido e volta aqui”. A mulher respondeu: “Eu não tenho marido”. Jesus disse: “Disseste bem, que não tens marido, pois tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é o teu marido. Nisto falaste a verdade”. A mulher disse a Jesus: “Senhor vejo que és um profeta! Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”. Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher, está chegando a hora em que neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. A mulher disse a Jesus: “Sei que o messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. Disse-lhe Jesus: “Sou eu que estou falando contigo”. Nesse momento, chegaram os discípulos e ficaram admirados de ver Jesus falando com a mulher. Mas ninguém  perguntou: “Que desejas? ou: “Por que falas com ela?” Então a mulher deixou o seu cântaro e foi à cidade, dizendo ao povo: “Vinde ver  um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Cristo?” O povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. Enquanto isso os discípulos insistiam com Jesus dizendo: “Mestre come”. Jesus, porém, disse-lhes: “Eu tenho um alimento para comer que vós não conheceis”. Os discípulos comentavam entre si: “Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?” Disse-lhes Jesus: “O meu alimento é fazer a vontade a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós: ‘Ainda quatro meses, e aí vem a colheita!’Pois eu vos digo: Levantai os olhos e vede os campos: eles estão dourados para a colheita! O ceifeiro já está recebendo o salário, e recolhe fruto para a vida eterna. Assim, o que semeia se alegra junto com o que colhe. Pois é verdade o provérbio que diz: ‘Um é o que semeia e outro o que colhe’. Eu vos enviei para colher aquilo que não trabalhastes. Outros trabalharam e vós entrastes no trabalho deles”. Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus, por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que fiz”. Por isso, os  samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. E muitos outros creram por causa da sua palavra. E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos, que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.

Resultado de imagem para SAMARITANA 

“Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”.

Nunca se percebeu em toda história da humanidade, tanta sede das pessoas na tentativa de descobrir o essencial de suas vidas. Sofremos sem saber o motivo de nosso sofrimento. Na passagem da samaritana, Jesus se utiliza de uma forma pedagógica muito especial para ensiná-la o que é mais profundo. Procura lhe ajudar a descobrir o tesouro que já está dentro de seu coração. O grande problema da pessoa é viver longe de si mesma dando enfoque a sua dimensão sensual sem perceber o divino da semente de Deus que traz consigo.
Percebemos na mulher do Evangelho, que depois do diálogo profundo que teve com Jesus, reconhece sua realidade e começa a anunciar a verdade que brota de seu interior.  Quando experimentamos o amor de Deus em nosso interior nos tornamos uma fonte que jorra para fora de si mesma. Por esta razão quando descobrimos esta realidade passamos a nos preocupar também com a salvação de toda humanidade passando a viver um despojamento de nós mesmos. Parece algo paradoxal: quando nos preocupamos demais com nossa realização pessoal nos tornamos infelizes, quando nos preocupamos em edificar os nossos irmãos nos realizamos profundamente.
Esta passagem do Evangelho pode ser considerada uma das mais otimistas. Nela Jesus nos revela que temos um espaço interior ainda desconhecido por nós. Somos desafiados a entrarmos em nós mesmos e percebermos a grandiosidade de nosso ser criado à imagem e semelhança de Deus. Esta é a nossa verdadeira identidade que se perdeu pelo pecado que muitas vezes é renovado pelas investidas do inimigo que nos tenta levar às satisfações momentâneas.
Acontece um diálogo profundo entre Jesus e a mulher que era discriminada pela sua vida. Quer ser livre da humilhação de ter que ir ao momento mais quente do sol para pegar água. As mulheres que tinham uma vida regrada faziam esta tarefa nas primeiras horas da manhã. Jesus fala de um verdadeiro conhecimento, que nasce da experiência de amor que vem do próprio criador.
Muitas vezes adoramos a quem não poderíamos adorar, perdemos tempo com conhecimentos superficiais que não mudam nossa vida, pelo contrário nos fazem viver na superfície do poço.
Quando fazemos a vontade de Deus nos alimentamos da verdade que sacia o ser humano em sua integridade. A água viva do Espírito Santo deve fazer renascer em nós um novo sentido para nossa vida.
Jesus, com seu infinito amor, restitui a mulher sua condição que ela tinha perdido em falsas alegrias, talvez até pela própria situação de discriminação que ela havia aceitado em sua vida.
Somos chamados a entrar no mais profundo centro de nossa vida para nos sentirmos amados e nos amar para depois nos tornarmos transmissores do amor dentro da comunidade.

Imagem relacionada

“Senhor Jesus, nos ajude a penetrar no mais profundo centro da nossa vida para percebemos o quanto somos amados por vós”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário