domingo, 20 de novembro de 2016

Estar preparados


Resultado de imagem para a vinda de jesus 


“DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA A VINDA DE JESUS NA TENTATIVA DE CONCRETIZAR NO MUNDO OS VALORES DE CRISTO”.

Estamos iniciando um novo ano litúrgico. O tempo do advento nos prepara para a grande finalidade do cristianismo: receber o Cristo Glorioso com as mãos cheias de bondade vividas em nossa breve existência. Neste tempo também nos preparamos para o Santo Natal onde recordamos o grande gesto de humildade de Jesus que vem habitar no meio de nós. Devemos estar sempre preparados. Esta preparação consiste na associação dos valores do Evangelho com o que vivemos em nosso dia a dia. Jesus neste primeiro Domingo do Advento nos convida a estarmos atentos. Prontos para recebê-lo com aquilo que construímos auxiliados pela graça de Deus. Devemos negar todo materialismo e assumir os valores de Cristo sendo seus verdadeiros discípulos. O mundo já está derrotado em suas próprias ilusões quando deixa de lado o Criador para se apegar as criaturas caindo no relativismo.

EVANGELHO (Mt 24, 37-44):
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e outra será deixada. Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

Imagem relacionada 

“Ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
O que significa estar preparado? Podemos perceber no Evangelho que não são todos que irão participar do Reino de Deus. Na realidade, não é Ele que faz esta seleção, mas somos nós que podemos, através de nossa liberdade, direcionar a nossa vida no sentido errado. O amor de Deus tem a mesma intensidade para todos. O que faz a diferença é a maneira como o recebemos e cultivamos em nossa vida. Somos desafiados a termos uma sensibilidade profunda que é capaz de ler os sinais de Deus. Quando nos isolamos no materialismo passamos a amar mais a criatura do que o Criador. Começamos a viver de fábulas ilusórias. A pessoa quando foge do essencial começa a criar substitutivos alienantes para sua vida. Daí percebemos a cegueira que as pessoas vivem ao serem dominadas pela mídia.
Cristo quer de nós uma vida sadia, cheia de solidariedade no amor. Vivida na participação de todos os dons que recebemos de Deus. Muitas vezes vamos criando ídolos pessoais que nos afastam do objetivo de nossa vida. O ídolo é uma auto mentira que fazemos para nós mesmos. Adoramos quem não merece ser adorado. O pior é que quando vivemos neste estágio de vida queremos que outras pessoas também o vivam. Achamos que estamos totalmente certos.
Estamos em um processo de conversão. Devemos aceitar esta realidade se queremos ser felizes. Deus nos criou para Ele, não podemos nos afastar desta realidade. Estamos marcados por um grande relativismo que nos afasta do sentido mais profundo de nossa vida.
O cristão deve estar atento ao bem e ao mal. Através de sua vida vivida na prática do bem não se deve iludir com os bens imediatos. Não sabemos a hora que o Senhor irá vir. Não podemos nos preocupar com esta realidade, mas sim nos preocupar com o que fazermos em nossa vida concreta. A essência da mensagem de Cristo é o amor. Quem procurar permanecer neste amor estará isento do medo da verdade que vai nos libertando. A nossa luta deve ser no aumento da sensibilidade do amor imenso que Deus sente por nós.
Hoje existem muitas pessoas perdidas em uma busca de prazeres momentâneos que vão simplesmente esvaziando os seus corações. Cada um de nós deve tentar fazer a sua parte. Através do testemunho de sermos felizes por conhecermos a proposta de Jesus e procurarmos, dentro de nossas limitações, a sua concretização vamos mudando os corações endurecidos das pessoas que não se abrem a Deus.
A preparação para a vinda do Senhor deve ser diária. Cada passo deve ser assumido na prática do bem. Não podemos nos deter em nossa satisfação pessoal, mas sim no que Ele nos pede.

Resultado de imagem para a vinda de jesus 


“Vem Senhor Jesus restaurar a nossa vida para podermos esperá-lo com muita alegria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário