segunda-feira, 18 de julho de 2016

A ORAÇÃO PERSEVERANTE


 

“CHEGAREMOS A SANTIDADE POR MEIO DE UMA ORAÇÃO PERSEVERANTE QUE AOS POUCOS NOS ABRE PARA DEUS”.

Segundo Santa Teresa a oração é um trato de amizade com aquele que sabemos que nos ama. A oração do Pai Nosso, ensinada pelo próprio Jesus, tem um significado essencial para a nossa vivência cristã. Ela se refere ao relacionamento profundo com o Pai, comum a todos os viventes, e com os nossos irmãos dentro de uma realidade. Esta oração passa ser uma fórmula de santificação para os que se sensibilizam com a realidade do imenso amor que Deus sente por cada pessoa humana. A nossa santificação é um processo de aceitação da vontade de Deus em nossa vida. Um santo que não reza se torna um pecador. Um pecador que reza se torna um santo.

 Resultado de imagem para ORAÇÃO PERSEVERANTE




EVANGELHO (Lc 11, 01-13):

Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”


Resultado de imagem para ORAÇÃO PERSEVERANTE

“Vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
Jesus deu exemplo para seus discípulos da necessidade da oração. Um deles pediu algo de suma importância: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Deste pedido nasce a oração que muitas vezes rezamos que foi intitulada através da história como “Pai Nosso”. É muito difícil para nós descobrirmos o conteúdo das orações que Jesus fazia sendo ele verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A sua atitude era de escuta interior do que o Pai lhe pedia. Jesus vivia a perfeita contemplação do que era a vontade do Pai. Não iremos atingir o nível de oração que Jesus viveu, mas temos que seguir seu exemplo para concretizarmos a vontade de Deus em nossas vidas.
O mundo sofre pela falta de oração. Podemos afirmar que todos os sofrimentos presentes no mundo são por falta de uma verdadeira comunicação com Deus. O mundo seria diferente se todas as pessoas se voltassem para a oração. A Igreja enfrenta sérios problemas porque os seus elementos, muitas vezes se preocupam com grandes planos pastorais, mas não se voltam para a oração. Os grandes problemas pastorais e a falta de vocações só poderão encontrar solução na oração confiante ao Senhor.
“A oração é um diálogo de amizade com aquele que sabemos que nos ama”. Esta é a definição clássica da oração que Santa Teresa de Jesus nos deixou. A palavra amizade é fundamental, pois ela vai se unir a humildade e a perseverança. Para louvarmos a Deus ou pedirmos algo a Ele precisamos estar revestidos de uma verdadeira humildade e perseverarmos em meio as tribulações que são inerentes na vida dos que querem concretizar a vontade de Deus em suas vidas. Devemos nos considerar iguais a todos no nível de amor que Deus sente pelos seus filhos. Quando tratamos Deus de Pai, um pai íntimo que participa de nossa vida e nos quer bem; estamos tentando entender que somos amados e que esta vida é uma preparação para a eternidade. O que caracterizou a vida dos santos não foi o fato deles nunca terem errado, mas sim de se tornarem sensíveis ao amor de Deus.
 Após ensinar a oração do Pai Nosso Jesus insiste na necessidade de pedirmos sempre com perseverança. Devemos pedir sempre, especialmente a graça da nossa conversão. Pedir ao Senhor que seu Plano se realize em nossa vida. Devemos nos colocar a disposição do Senhor: Em que posso servi-lo? Esta deve ser o questionamento diário que devemos fazer antes de qualquer atividade do dia.
Nesta passagem do Evangelho, Jesus vai traçando um crescendo sobre o que é mais fundamental para ser pedido a Deus chegando a um ponto máximo: “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
Por que Jesus fala em pedir o Espírito Santo? Ele nos dá condições de sabermos o sentido mais profundo de nossa existência. O Espírito Santo nos ensina a viver e concretizar o amor em nossa vida. Indica-nos o caminho que facilita a nossa santificação que é a coincidência da nossa vontade com a Vontade de Deus. Por esta razão a oração passa a ser um instrumento fundamental para a nossa salvação e uma forma de sabermos o que Deus deseja de nós e termos força para concretizar a sua vontade em nossa vida concreta.

Resultado de imagem para PAPA FRANCISCO REZANDO

"Nós lhe pedimos Senhor Deus que envieis sobre nós o vosso Espírito para sabermos o que é essencial em nossa vida”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário