terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

AS TENTAÇÕES DE JESUS

Resultado de imagem para tentações de jesus

“A CADA TENTAÇÃO VENCIDA É UMA GRAÇA RECEBIDA”.

O tempo da Quaresma, que se deu início na quarta-feira de cinzas, é um momento litúrgico próprio para refletirmos sobre nossa vida e a forma como estamos seguindo a Cristo. Somos tentados enquanto estivermos na peregrinação desta vida. No momento em que superamos as tentações nos abrimos ao Espírito Santo e nos tornamos mais fortes na fé. Jesus nos mostra que devemos ser fortes para vencermos o mal e nos dispormos a fazer o bem vencendo todos os vícios que nos afastam de Deus.

 Resultado de imagem para tentações de jesus

EVANGELHO (Lc 04, 01-13):
Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. Jesus respondeu: “A escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”. O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isto será teu”.  Jesus respondeu: “A escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”. Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus, porém, respondeu: “A escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

Resultado de imagem para tentações de jesus

“Não só de pão vive o homem”.

As tentações de Jesus são um mistério dentro do plano de salvação de Deus. Jesus nos dá um exemplo de coragem contra o mal vigente no mundo que nos arrasta a pensarmos em nós mesmos e esquecermos a nossa missão. O inimigo é o pai da mentira. Ele se faz de dono de todas as coisas para nos afastar da verdade. Vemos hoje as pessoas revestidas das mentiras transmitidas pela grande mídia que tenta desviar a pessoa de sua origem e destino.
Nesta vida mortal sempre vamos passar por tentações, provações e sofrimentos. A nossa perseverança via nos forjar para sermos bons cristãos no meio do mundo dando um verdadeiro testemunho da presença de Deus em nossa vida.
Somos constantemente tentados em relação ao Ter, ao Poder e ao Prazer. São três grandes ídolos que são alimentados pelas nossas paixões. São bens imediatos ligados a nossa natureza humana em seu grau menos profundo. Por isto se formos conduzidos pelo imediatismo sempre caímos nas tentações. O inimigo de Deus nos apresenta sempre as coisas mais fáceis sem nos apresentar as conseqüências que derivam de nossas opções mal feitas. O pecado sempre é gostoso no começo, mas é fonte de uma grande infelicidade interior que atinge nossa paz de consciência que é o que temos de mais precioso.
Quando experimentamos o amor de Deus em nós, vencemos a tentação do ter pela pobreza nos tornando solidários com os nossos irmãos. Devemos ter Jesus como modelo de entrega absoluta a Deus e esquecimento de si mesmo. Somos atacados constantemente pelo espírito de consumismo. Devemos comprar e gastar constantemente para podermos alcançar mais meios para sermos “felizes”. Infelizmente é esta idéia totalmente contrária a solidariedade pregada por Jesus que está difundida no mundo.
Quando procuramos vivenciar a nossa fé vencemos a tentação do poder através da obediência ao que Deus nos pede. Como cristãos temos alguma missão neste mundo. Devemos olhar sempre para que o Senhor nos pede para não nos perdermos no oferecimento que o mundo nos faz. O ato de fé é a aceitação do mistério de Deus em nossa vida. Quando nos comunicamos com sinceridade com Deus, vamos modelando a nossa vida conforme a sua vontade. Vamos passando pela instabilidade desta vida através da estabilidade do amor que Deus nos transmite.
O prazer que o mundo oferece é vencido através da vivência da caridade. Quando nos revestimos do verdadeiro amor que tem como fonte o próprio Deus, somos novas criaturas, sabemos repartir o nosso amor com todos, especialmente com os mais necessitados.
O que nos faz realmente felizes é o encontro ou a coincidência da nossa vontade com a vontade de Deus. Sempre seremos tentados a nos afastar do essencial, mas devemos ser fortes para vivermos com alegria o que o Senhor nos pede.

Resultado de imagem para tentações de jesus


“Senhor Jesus precisamos da força do seu amor para vencer as tentações que o mundo nos oferece”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário