segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

BATISMO DE JESUS

Resultado de imagem para BATISMO DE JESUS

“O BATISMO DE JESUS RECORDA A IMPORTÂNCIA DE NOSSO BATISMO”.


A festa do batismo do Senhor nos recorda o nosso batismo. Como cristãos temos o compromisso de “cristianizar” o mundo através do amor. O sacramento do batismo é o ingresso na vida nova nos dada pela salvação em Jesus Cristo. É um verdadeiro impulso para a prática do bem em todas as circunstâncias de nossa vida. O que diferencia os que seguem a Cristo é a tentativa de fazer o bem no meio do mal. Praticar o amor dentro do mundo mesmo sendo rejeitado. Os verdadeiros seguidores de Cristo sempre terão inimigos, especialmente aqueles que amam os bens perecíveis do mundo.

 



EVANGELHO (Lc 03, 15-16.21-22):
Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer”.


“O Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer”.



Conhecemos a vida de Jesus através do relato das primeiras comunidades cristãs e do testemunho apostólico. Cada fato da vida de Jesus nos foi passado através da experiência dos Apóstolos e da fé dos primeiros cristãos. Não temos informações históricas da pessoa e dos fatos da vida de Jesus como nos dias de hoje em plena era da informática. Todos os escritos bíblicos estão cheios de simbolismos numa linguagem e cultura diferente da nossa.
Jesus aceita o batismo de João que era de penitência e renovação. Neste momento é revelado a sua missão através da própria ação do Espírito Santo. A Trindade se manifesta através da voz do Pai e da Pomba representando o Espírito Santo com a presença de Jesus o Filho de Deus. Todo o mistério cristão gira em torno do mistério da Trindade. A nossa liturgia recorda constantemente que somos criados pelo Pai, salvos pelo Filho e santificados pelo Espírito Santo. Quando somos batizados começamos a fazer parte deste grande mistério. Começamos a configurar a nossa vida com a vida de puro amor que vive Deus. Por esta razão ser cristão é amar dentro do mundo.
A festa do batismo de Jesus deve fazer recordar o nosso batismo e o compromisso de cristãos de sermos solidários e mensageiros da Boa Nova da salvação a todos os povos. Devemos ser especialistas na arte de amar.  Ser formados no amor dentro das adversidades da vida.
Precisamos renovar a graça que recebemos em nosso batismo. Devemos pedir constantemente uma nova efusão do Espírito Santo sobre nós para podermos administrar a nossa vida com sabedoria e fé. O batismo que recebemos deve nos levar a uma vida de altruísmo em contrapartida do egoísmo implantado pelas relações comerciais.
O que seria do mundo sem a presença daqueles que acreditam no mistério cristão? Por esta razão a missão que nos cabe é cada vez maior. Estamos em um mundo de competição. Somos convidados a partilhar tudo que temos. Devemos nos preocupar com a promoção da pessoa humana em todas as dimensões de sua existência.
Será que todos recordamos a data de nosso batismo? Sabemos quem são nossos padrinhos e qual foi o sacerdote que nos batizou? Acho que merece a pena saber estes dados de nossa vida para valorizarmos constantemente este sacramento que nos faz participar do mistério da Santíssima Trindade.



“Senhor Jesus, que possamos viver constantemente em nossa vida a missão de cristãos dentro da realidade em que nos encontramos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário