segunda-feira, 4 de maio de 2015

“RECONHECER A PRESENÇA DE DEUS É FONTE DA VERDADEIRA FELICIDADE”.


Estar com Deus reconhecendo a sua presença em nossa vida nos traz a verdadeira felicidade que o mundo tanto almeja. Só o amor poderá mudar a humanidade que perde tempo com subterfúgios alienantes de sua verdadeira finalidade. O amor a Deus e ao próximo nos garante a eternidade e uma vida feliz neste mundo. A sociedade sofre as consequências de pensar que no egoísmo poderá encontrar felicidade. O que adianta termos tanta tecnologia se não somos felizes em nossos relacionamentos? A prática do grande valor do amor trazido por Cristo nos leva a verdade que vai nos tornando livres com uma alegria interior que transforma toda realidade. A fonte da alegria está em nosso coração. 


Resultado de imagem para mandamento do amor

EVANGELHO (Jo 15, 09-17):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vô-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Resultado de imagem para mandamento do amor


“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.

No tempo pascal meditamos constantemente sobre a presença de Jesus ressuscitado em nosso meio. Quando descobrimos a força da verdadeira amizade com o Senhor nossa vida se transforma. Jesus nos pede exatamente aquilo que Ele vive: O amor incondicional a todas as pessoas. Seu amor não está sujeito às limitações que nós vivemos, pois Jesus é Deus. Seu amor é transformante e unificador de nossos afetos desordenados. Ninguém tem maior autoridade do que ele para nos dizer o que devemos fazer para nos prepararmos para nossa felicidade eterna. Ele nos apresenta valores eternos, permanentes que muitas vezes não se coincidem com os bens perecíveis do mundo.
A vivência e a prática do amor é o maior desafio que temos como cristãos. Jesus transmite o amor do Pai e nos envia o Espírito Santo. Toda espiritualidade cristã é “Cristocêntrica” e “Trinitária”. Tem como centro Jesus Cristo, o Filho de Deus que nos revela o Pai que é nosso Criador e nos envia o Espírito Santo que é responsável pela “amorização” que deve acontecer em nossa vida. Este amor se expande pelo mundo como um testemunho no meio do individualismo que engana as pessoas como se fosse um mágico que ilude com suas mágicas a platéia que fica atenta em outra coisa enquanto ele com sua arte faz o contrário. O pior é que a maioria das pessoas gosta da ilusão e se esquecem da verdade contida na Palavra de Deus.
Só iremos amar se nos considerarmos amados. O primeiro desafio na prática do amor é a experiência do mesmo em nossa vida. Quando praticamos os mandamentos do Senhor estamos dentro de seu plano de amor. O que se torna para nós a verdadeira fonte de alegria e felicidade. O ser humano hoje não é feliz porque vive afastado de sua originalidade. Está longe de seu próprio centro. Esvazia sua afetividade naquilo que não merece seu amor. Esta realidade pode ser percebida pelo grande consumo de diversas drogas que desviam a pessoa de seu centro.
Quando nos sentimos verdadeiramente amados, passamos a amar os nossos semelhantes em um amor desinteressado. Jesus deu sua própria vida para nos salvar. A nossa consagração batismal é uma espécie de doação a todos os nossos semelhantes. O cristão vive sua fé no altruísmo. Sempre direcionando sua vida para o bem do próximo.
Jesus oferece a sua amizade a partir do momento que tentamos concretizar em nossa vida os mandamentos de Deus que tem como objetivo a nossa verdadeira realização. Promete-nos colocar sua alegria em nossos corações no momento em que tentamos fazer a vontade do Pai. Imaginem esta alegria comparada com o lixo oferecido pela nossa sociedade? É alegria verdadeira. A cada minuto que passa nos faz mais felizes pois sabemos que ela nos aproxima do definitivo.
Quando vivemos uma vida de oração, aumentamos o nosso grau de amizade com o Senhor. Reconhecemos sua presença em nossa vida. O verdadeiro amigo não mede esforços para a realização do próximo. Jesus deu sua própria vida para nos salvar. Não existe maior prova de amor do que este gesto radical.
Para concretizarmos a vontade de Deus em nossas vidas, precisamos superar nossos próprios egoísmos. Estarmos sempre atentos ao que buscamos no decorrer de nossa vida. Nós nos transformamos naquilo que amamos.
A paz que Jesus nos oferece é diferente da paz do mundo que busca sua satisfação na superficialidade. A fonte da alegria está na certeza do amor que Deus sente por nós independente de nossas limitações.

Resultado de imagem para caridade


 “Senhor nos ajude a viver o seu mandamento do amor dentro do mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário