segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

BATISMO DE JESUS





 “A SANTÍSSIMA TRINDADE SE MANIFESTA NO BATISMO DE JESUS”.

Celebramos neste próximo domingo, a festa do Batismo do Senhor. Podemos nos perguntar sobre a necessidade de Jesus ser batizado e qual era sua relação com João Batista. Ele é o próprio autor do Batismo como sacramento e não mais como um sinal penitencial. Os planos de Deus perpassam nossas limitações. Jesus o Filho de Deus quer viver em sua vida os valores essenciais que levam a um profundo relacionamento com o Pai. Após sua morte e ressurreição o batismo de penitência passará a ser uma nova vida na Graça do Espírito Santo. Todos que quiserem viver a felicidade que Deus nos proporciona terão que negar a si mesmo e vencer seu egoísmo. Quem recebe o Batismo é convidado a testemunhar a presença de Jesus Cristo no mundo.



EVANGELHO (Mt 03, 13-17):

Naquele tempo, Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” e João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é meu Filho muito amado, no qual eu pus o meu agrado”.




“Este é meu Filho muito amado, no qual eu pus o meu agrado”.

Não é tarefa fácil descobrir o que o Senhor tem planejado para a nossa salvação e qual é o significado dos gestos de Jesus. Deus tem um plano de amor para com a humanidade e podemos dizer que se coloca no próprio plano do homem, muitas vezes em deterioração, para salvá-lo de seu próprio egoísmo. A festa do batismo do Senhor nos recorda o nosso batismo.
Os cristãos têm o compromisso de “cristianizar” o mundo através do amor. O sacramento do batismo é o ingresso na vida nova nos dada pela salvação em Jesus Cristo. É um verdadeiro impulso para a prática do bem em todas as circunstâncias da vida. O Batismo é uma auto consagração a Deus na tentativa de cumprir com sua vontade. O óleo dos catecúmenos que somos ungidos no peito quer elevar o nosso coração ao plano de Deus.
Qual é o sentido que estamos dando ao batismo que recebemos? Através dele nos abrimos mais a realidade de sermos filhos muito amados de Deus. Todos os santos da Igreja tomaram o batismo como ponto de referência para suas vidas, especialmente na comunhão íntima com a Santíssima Trindade. No momento do batismo de Jesus a Trindade se revela. O Pai entrega seu Filho pela ação do Espírito Santo. Precisamos redescobrir o mistério trinitário que age em nós para podermos começar a viver já nesta vida uma felicidade muito mais estável. Deus quer se comunicar conosco na parte mais íntima de nosso ser. Devemos evitar a superficialidade e descobrir dentro do poço de nosso coração a verdadeira vida na comunicação íntima com o Senhor. O mundo odeia aquilo que passamos a amar e ama aquilo que odiamos. Por esta razão os cristãos nunca serão “aceitos” pela sociedade por se tornarem automaticamente uma pedra no sapato dos que buscam as alegrias momentâneas que o mundo cultiva de forma errônea para si mesmo. Ocorre uma seleção automática dos que fazem o bem e são altruístas e os que se deixam levar pelo mal e são egoístas. Que fim levaram os que só fizeram o mal?
O batismo que recebemos exige cultivo e abertura. Ele precisa de uma constante manutenção. De uma vida de oração para que possamos nos tornar mais humildes e vivermos na Fé. O cristão é um promotor da verdade. Deve estar constantemente em busca da mesma para poder ser um sinal de altruísmo no mundo individualista que se alimenta das coisas que passam. Ser especialista na vivência do amor sem interesse. É a partir desta realidade que estaremos vivendo a nossa vocação mais profunda. Pelo amor desinteressado configuramos a nossa vida com a vida de Jesus.
A Fé exige entrega ao mistério de Deus. É um passo de amor dado muitas vezes na escuridão. O amor exige saída de nós mesmos. Quando nos desacomodamos estamos amando. Jesus mostra isto através de seu gesto de humildade ao pedir o batismo de penitência que João se utilizava como forma de reconhecimento do essencial.



“Olhai Senhor para todos os cristãos do mundo inteiro para que vivam sua consagração batismal com alegria e entusiasmo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário