quinta-feira, 10 de outubro de 2013

OS DEZ LEPROSOS




“O AGRADECIMENTO FAZ PARTE DA VIDA DAQUELES QUE SÃO HUMILDES E RECONHECEM OS IMENSOS BENEFÍCIOS QUE O SENHOR NOS DÁ CONSTANTEMENTE”.

Uma das atitudes piores que se pode ter como ser humano é a ingratidão. É não sermos gratos por algo recebido. O evangelho deste domingo nos mostra que só um dos dez leprosos que Jesus cura volta para agradecer. Por mais que agradecêssemos a Deus os benefícios recebidos por Ele seriam insuficientes pelo imenso amor e bondade que tem pelas suas criaturas. Neste mês missionário vamos rezar por aqueles que souberam deixar muitas coisas para seguir a Jesus.




EVANGELHO (Lc 17, 11-19):

Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância, e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


“Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”

A  cura que Jesus deseja, para os que lhe pedem com fé, é uma cura física e espiritual. Dez homens pedem para serem curados de um mal que lhes excluía da comunidade. Os leprosos eram considerados impuros e deveriam anunciar a todos a sua doença para que todos se afastassem deles. Hoje é impossível entendermos o que significava esta doença. O doente já se sente fragilizado pela doença. A exclusão é algo horrível que se une a dor da doença.
Eles recorrem a Jesus que lhes manda irem aos sacerdotes para se apresentarem e serem curados. Jesus não nega a aliança feita entre Deus e Moisés na revelação inicial. Respeita a apresentação que deveriam fazer aos sacerdotes para serem considerados puros. O fato é que eles são curados no caminho. Um deles é estrangeiro e provavelmente não entendia nada sobre a vivência religiosa do povo de Israel. Queria ser curado. Volta e se apresenta a Jesus para agradecê-lo pelo imenso benefício recebido. Jesus se admira da ingratidão dos outros nove que não vem reconhecer os benefícios recebidos e sabiam o motivo da cura porque eram israelitas. O que está fora da aliança vem com humildade agradecer ao Senhor. Este fato pode ser para nós uma lição. Estamos sempre com Jesus na sua Palavra e nos sacramentos, mas somos muitas vezes duros para agradecer a sua presença em nosso meio. Quantos benefícios nós já recebemos de Deus, mas muitas vezes somos indiferentes. Imagine por exemplo a santíssima Eucaristia?
No momento em que somos agradecidos a Deus nossa vida se transforma. No Evangelho foi um estrangeiro que não conhecia a lei de Israel que retorna para agradecer ao Senhor. O ato de conversão é sempre um retorno ao essencial. Esta narração é muito semelhante a parábola do bom samaritano. Também é um estrangeiro que pode fazer caridade ao homem jogado na estrada. Quais as conclusões que podemos extrair desta realidade? Talvez seja duro para nós reconhecer que os que ainda “não conhecem a Deus” tanto como nós conhecemos estão mais abertos a novidade do Reino de Deus. Estão mais livres para fazer o bem. Somos desafiados a termos uma vida mais profunda de oração para entendermos exatamente o que o Senhor deseja de nós.
Quem é racionalista vê a Deus como tendo a obrigação de fazer o bem. Pensa que Ele faz o que deve fazer. É o caso dos outros nove homens que foram curados. Foram ao templo cumprir com a lei e não voltaram para trás. Não foram capazes de perceber que era o próprio Deus que os curava na pessoa de Jesus. Ler os Sinais da presença de Deus é fundamental para sermos agradecidos a Deus.
Aquele que tem uma visão de Deus no sentido de ser o nosso Criador, que sempre utiliza alguma oportunidade para se manifestar através de seu amor, percebe Deus na sua Graça.
Quem obedece a Deus baseando-se somente em normas, limita o seu agradecimento. O que obedece a Deus por amor não tem limites em sua ação para que Ele seja amado e conhecido. O reconhecer o amor de Deus é fundamental para fazermos sua vontade pelo imenso amor que sentimos em nosso coração.
Devemos louvar e agradecer sempre aquilo que o Senhor nos dá constantemente. Só o fato de termos sido chamados à existência já bastaria para transformarmos a nossa vida em um perene louvor.
Jesus convida o homem curado a se levantar e justifica a sua cura através da fé. Os nove homens que seguiram em frente também pediram a cura, mas não voltaram. Precisamos retornar e perceber que o Senhor tem nos curado em muitos momentos de nossa vida. Que Ele sempre esteve presente no meio de nós. Ele deseja que nós sejamos salvos de nossas próprias limitações que nos arrastam a viver no individualismo.




"Obrigado Senhor por tudo, pela vida presente e pela vida futura que nos preparastes desde sempre para sermos eternamente felizes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário