quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

“JESUS, MARIA E JOSÉ SÃO EXEMPLOS FORTES DE AMOR E UNIÃO”.



A festa da Sagrada Família de Nazaré é de suma importância para nós especialmente porque vivemos em um período histórico de muitas separações. A pessoa humana foi feita para o amor. Quando começa a se amar, ama a Deus e o próximo. São três engrenagens inseparáveis. A família é o local onde se forma a pessoa. Onde aprendemos a ser solidários e fraternos. A história da humanidade atravessa um período de muita crise devido à perda dos valores fundamentais que são aprendidos na família.



EVANGELHO (Lc 02, 41-52):

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

 


"JESUS DESCEU COM SEUS PAIS PARA NAZARÉ, E ERA-LHES OBEDIENTE”.

A família é a célula da sociedade, nela se forma todos os valores que a pessoa irá seguir em sua vida. Jesus nos dá prova de que é dentro desta convivência familiar que nos estruturamos, pois ele mesmo quis vir de uma família para depois iniciar a pregação do Reino.
A obediência é a principal virtude que nos leva a verdadeira santificação. Descobrir qual é a vontade de Deus e buscar sua concretização em nossa vida é nosso maior desafio. A união familiar acontece em um princípio de obediência. Este é um forte desafio para nossa sociedade que precisa de família sólidas em valores que permaneçam e não sejam alienadas pela grande mídia.
Quando somos criados em um ambiente de amor que é exigente, estamos aptos a enfrentar as dificuldades que a vida nos oferece. O amor é a base da vida familiar. Hoje enfrentamos uma relativização do amor pelo investimento dos meios de comunicação que são manipulados pelas relações comerciais. Para vender mais se faz necessário que as pessoas pensem menos nos valores fundamentais da vida.
Há alguns anos atrás está se fazendo um grande investimento para destruir as famílias. Os jovens estão sendo manipulados para pensarem que o amor não existe e que somos máquinas de consumo. Por esta razão existe um grande investimento no abuso da sexualidade que tem seu fim último na procriação. O comércio das drogas cresce cada vez mais quando as pessoas não têm nenhum referencial afetivo. Sentem um imenso vazio existencial. Tentam preenche-lo com alguma espécie de droga.
A vivência familiar em um ambiente fortemente religioso e afetivo se torna o verdadeiro antídoto para o veneno do egoísmo implantado na sociedade de hoje. Quando temos raízes fortes podemos enfrentar várias tempestades.
Dentro das famílias é que irão surgir as vocações sacerdotais e religiosas que são fundamentais para a evangelização dos povos. Vamos nesta grande festa religiosa nos unir e rezar para nos mantermos sempre unidos mesmo na imposição das divisões do mundo moderno.


“Jesus, Maria e José ajudem nossas famílias a serem firmes na Fé.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário