segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Quem comer este pão viverá eternamente



 Resultado de imagem para “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.

“JESUS É O PÃO DA VIDA. RECEBÊ-LO NA SANTÍSSIMA EUCARISTIA É GARANTIA DE VIDA ETERNA”.


Receber Jesus na Eucaristia não é algo relativo em relação a nossa salvação. O capítulo seis do evangelho de São João é um divisor de águas. Jesus se dá no pão. Ele é o alimento eterno. Infelizmente os cristãos separados não entenderam esta realidade. Nós católicos devemos viver constantemente em adoração para recebermos do Senhor o que Ele deseja de nós e aplicarmos em nossa vida a sua vontade. O maior desafio de nossa vida é alcançarmos uma vivência eucarística que é a prática efetiva do bem na realidade de nossa vida. Neste final de semana rezamos pelos nossos pais que tem uma grande responsabilidade de manter a família e ser um exemplo de fé em primeiro lugar para seus filhos.


Resultado de imagem para “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.

EVANGELHO (Jo 06, 41-51):
Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne dada para a vida do mundo”.

“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne dada para a vida do mundo”.

Todos nós buscamos algo mais profundo para nossas vidas. Algo que vá além das aparências. Temos fome do eterno. Deus sabe perfeitamente desta nossa necessidade e por esta razão Jesus se fez pão e vinho para que possamos recebê-lo em nossa vida e sermos saciados pela transformação ocasionada pelo seu infinito amor.
O alimentar-se com a vida divina, que nos é dada através da Eucaristia, nos faz novas criaturas dando-nos a capacidade de, pelo poder de Deus, iniciarmos nosso processo de ressurreição.
O mistério da comunicação de Deus com suas criaturas passa automaticamente pela presença dele no meio de nós. Se a Igreja perdura todos estes séculos sem sofrer tantas divisões, como acontecem com outras religiões, ou sociedades, é graças a presença real de Jesus no mistério eucarístico. Jesus está junto com todos nós com sua infinita misericórdia.

Resultado de imagem para “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.
É uma alegria para nós cristãos termos a certeza, de que mesmo vivendo dentro de nossas limitações, Jesus está sempre presente. A presença de Jesus é transformante e renovadora. Precisamos nos transformar na eucaristia que celebramos e recebemos. O processo de ressurreição ou de eternização de nossa vida começa com a comunhão de nossa existência com a divina. Para recebermos Jesus devemos configurar a nossa vida com a dele. Colocar em prática os seus valores.
A fome do eterno continua ativa dentro de nosso coração. Não podemos criar substitutivos alienantes da nossa própria realidade. A pessoa humana só será feliz com uma relação profunda com o Eterno. Mesmo tendo todos os bens deste mundo, sem esta relação, a vida se torna vazia e superficial.
Deus vem até nós. Baixa para que nós possamos subir. Quem souber perder saberá ganhar. O cristão deve aprender constantemente que na derrota aparente da cruz, está à vitória final. O sofrimento momentâneo do seguimento não se compara com a alegria e a felicidade permanente dos que se comunicam com Deus. A Santíssima Eucaristia nos dá a força necessária para enfrentarmos a cruz de nossa caminhada rumo ao Pai.

Resultado de imagem para “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.

Comungar é aceitar o Cristo por completo com sua vida paradoxal e contraditória. É receber seus valores expressos na sua Palavra junto com a cruz que faz parte obrigatória do seguimento. Procuramos o Tudo através do Nada como nos ensina São João da Cruz. Nunca seremos elogiados e valorizados pelo mundo que se deixa manipular pelas relações comerciais. Podemos perceber as “fábulas” criadas pela grande mídia para nos afastar da verdade e nos tornar simples consumidores de seus produtos.
O ser humano está muito distante de sua verdadeira realização. É através da Eucaristia que seremos imunes do mal presente na humanidade e iremos nos aproximar mais do sentido de nossa existência.
Quando fazemos a experiência de perdão e de comunhão  nossa vida se transforma em fonte de realização e amor.

Resultado de imagem para “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. 

 “Senhor Jesus venha sempre nos saciar na Santíssima Eucaristia”.




segunda-feira, 30 de julho de 2018

Jesus é o Pão da Vida

Resultado de imagem para jesus é o pão da vida


“RECEBER JESUS NA EUCARISTIA É RECEBER O ALIMENTO QUE NOS LEVA À VIDA ETERNA”.


A presença de Jesus na Eucaristia é garantia da presença salvadora de Jesus em nossa história. Hoje somos convidados a refletir sobre o imenso amor que Deus tem para conosco no desejo de que participemos de sua felicidade através de sua presença de amor. Dentro do relativismo social que vivemos temos Jesus presente na consagração eucarística que nos compromete a vivermos uma vida nova conforme a vontade de Deus. Neste domingo refletimos sobre uma parte importante do capítulo seis do evangelho de São João. Vamos perceber que o receber Jesus não é algo relativo para nós. A Eucaristia faz parte integrante do plano salvífico de Deus.

Resultado de imagem para jesus é o pão da vida


EVANGELHO (Jo 06, 24-35):
Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Esforçai-vos não pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. Eles perguntaram: “que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na escritura: “Pão do céu deu-lhes a comer”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Resultado de imagem para jesus é o pão da vida

“É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Podemos considerar o capítulo seis de São João como um divisor de águas entre o judaísmo e o cristianismo e os cristãos separados. Crer na presença real de Jesus na Eucaristia é fundamental para a nossa salvação. Não existe meio termo nas afirmações que Jesus nos faz. É o próprio Pai que nos dá o seu Filho para sermos salvos da verdadeira fome que é a busca do absoluto e eterno. O Pai nos dá seu filho no momento presente através da Eucaristia.
O povo de Israel sentiu fome no deserto e teve sua fome material saciada pelo misterioso maná. Jesus vem como pão da vida. Aqueles que experimentarem tê-lo como alimento irão descobrir a realidade transformadora do amor de Deus presente em nossas vidas. O deserto hoje é a grande miséria de egoísmo que a sociedade passa.
Jesus não quer somente saciar a fome material. Quer que todos se salvem na vivência da nova realidade que vem instituir. Ele é o sinal visível do amor que sempre esteve presente na história da humanidade. Ele se faz alimento para nos fortalecer em meio as nossas limitações.

Resultado de imagem para jesus é o pão da vida

A obra daqueles que acreditam em Jesus é conseqüência da descoberta de que ele é Filho de Deus. Quem se aproxima da luz se torna luz para iluminar os que estão afastados da luz. Quando somos felizes por ter descoberto o amor de Deus nos tornamos testemunhas vivas de uma nova realidade que irá levar outras pessoas a experimentarem a alegria interior que a obediência a Deus provoca em nosso coração.
Jesus se faz alimento para nos fortalecer em meio às profundas limitações que vivemos em nossa vida. Quando nos alimentamos do “Pão do Céu" nos tornamos novas criaturas, capazes de se superarem até mesmo nas mais profundas raízes do egoísmo que levam o homem a sua própria ruína. Começamos a vencer o imediatismo das relações comerciais para darmos espaço às relações afetivas de um amor sincero que nasce em nosso coração.
O homem nasce com um grande vazio dentro de si. Um desejo imenso de uma alegria que não passe. Este espaço eterno dentro de si que só o Eterno poderá preencher. Hoje vemos tantos dependentes de drogas, tantas pessoas em depressão, muitas pessoas procurando falsas religiões. Quanto mais o homem quer se defender mais se corrompe em suas idéias. O encontro com Jesus na Eucaristia questiona e transforma o homem, faz que ele sinta o que é essencial para sua vida. Receber Jesus na Eucaristia e ser perdoado por ele através do sacramento da Reconciliação são meios eficazes para a iniciarmos uma vida cheia de felicidade e alegria ainda neste mundo. Jesus se faz pão para se tornar nossa bússola em meio a selva do mundo egoísta que vivemos.

Resultado de imagem para jesus é o pão da vida

Jesus deve reinar em nossas vidas. Não pela vantagem que ele possa nos dar, mas sim para que nós também nos tornemos meios de salvação para os nossos irmãos. Através da Eucaristia nos tornamos canal de salvação pra os nossos irmãos. Quando ele é o nosso alimento temos condições de alimentar o homem faminto pela ânsia do eterno. Devemos nos tornar a extensão da Eucaristia que nós celebramos para que ela possa cumprir sua função dentro da comunidade. A Eucaristia tem como fim último aumentar em nós a capacidade de amar e evitar o mal presente na história.

Resultado de imagem para jesus é o pão da vida

“Obrigado Senhor Jesus por terdes se feito pão para saciar a nossa fome”.