segunda-feira, 10 de março de 2014

TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS


 


“A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS NOS REVELA O QUE SEREMOS NA VIDA ETERNA”.


Neste segundo domingo da quaresma, temos no santo evangelho o grande fenômeno da transfiguração de Jesus. Este fenômeno faz parte do grande mistério da vinda de Jesus para nos salvar. Ele se mostra glorioso para os seus discípulos a fim de que eles criem coragem na missão. Um dia nós também seremos transfigurados (glorificados) se nos abrirmos ao amor de Deus e procurarmos praticar o bem superando, aos poucos, as nossas limitações. A liturgia deste domingo nos leva até o monte Tabor onde aconteceu um fato de grande importância para o cristianismo. Jesus se transfigura (muda de figura pelo poder que ele detém) diante de seus amigos prediletos mostrando a eles a grandiosidade de sua missão e ao mesmo tempo encorajando-os para as provações do futuro. Na transfiguração do Senhor percebemos a força do amor de Deus presente na história. Jesus se apresenta no meio de Moisés e Elias. Os dois grandes heróis do antigo testamento. O homem que recebeu a lei (Moisés) e o outro que soube aplicá-la (Elias) dentro do momento de crise do povo de Israel.



EVANGELHO (Mt 17, 01-09):

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo.” Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém, esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.


“Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”

Jesus é o verbo encarnado, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Quando analisamos a sua vida, devemos ter em mente esta grande realidade. Percebemos neste fato da transfiguração a presença dos discípulos que terão uma missão primordial na divulgação da Boa Nova. Eles são escolhidos para verem o senhor transfigurado. Eles terão uma missão especial que sempre será motivada por este fato.
Ao lado de Jesus temos dois grandes personagens do Antigo Testamento. Moisés é o homem que recebeu a Lei de Deus.  Elias é o homem que recordou ao povo a essência da lei que se havia perdido. Jesus é o centro, está entre os dois. Une-se o passado e o presente. Para Deus não existe tempo nem espaço. Ele ama as suas criaturas. Todo seu projeto se resume na tentativa de fazer a pessoa participar de sua felicidade. Desta aparição destes dois personagens, podemos concluir que para que aconteça a nossa transfiguração precisamos “conhecer” e “praticar” o que o Senhor nos pede. Devemos tomar consciência de que estamos na presença de Deus e que a nossa vida tem um sentido profundo.
Jesus nos convida a sairmos de nosso comodismo. Não podemos ter medo da realidade individualista que nos cerca. Ele ao se apresentar glorioso diante de seus discípulos quer motivá-los a terem coragem diante das dificuldades que iriam surgir na futura missão.
A transfiguração ocorre na nossa vida como um processo. Na mudança de valores essenciais que acontece quando vamos assumindo a característica do amor que brota do próprio Criador.
O que significa se transfigurar? Não poderíamos dizer que é mudar de figura, mudar de rosto, mudar os valores? Quando passamos a amar de verdade em nossa vida vemos a realidade de forma diferente. Olhamos com o olhar do coração. Não com o olhar materialista que encerra a pessoa numa visão de lucro material. Nós transbordamos aquilo que o nosso coração está cheio.
Quando nos aproximamos de Deus e de seus valores nos “divinizamos”. Passamos a amar do jeito que Deus ama. Esta realidade foi percebida na vida dos santos que pelo seu ser transmitiam algo de sobrenatural. Quando nos afastamos de nosso princípio vital, do projeto de realização e felicidade que Deus criou para nós, nos “animalizamos”. Passamos a nos satisfazer com prazeres momentâneos que o mundo e os nossos instintos nos apresentam.
A transfiguração é um processo permanente de conversão que todos nós devemos passar. É a passagem do egoísmo para o altruísmo. De um amor particularizado para um amor universal. A prática do bem faz que sejamos anunciadores de um Deus presente em nossa vida.


 “Senhor Jesus, que possamos nos transfigurar buscando constantemente sua mensagem de amor”.




segunda-feira, 3 de março de 2014

AS TENTAÇÕES DE JESUS



“DEVEMOS VENCER AS TENTAÇÕES DO INIMIGO QUE NOS ARRASTAM AO INDIVIDUALISMO”.


Na quarta-feira de cinzas iniciamos o tempo da quaresma. Tempo de penitência e reflexão sobre os valores essenciais de nossa vida. Neste ano a Igreja do Brasil nos apresenta na Campanha da Fraternidade o tema “Fraternidade e tráfico humano” com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). A vida é o maior dom que recebemos de Deus, ela faz parte de um sistema que precisa ser cuidado e respeitado. Deve ser preservada em todos seus níveis. Os cristãos devem ser especialistas na defesa da vida e na promoção do bem. Dois elementos de suma importância para a humanidade. Estamos carentes de um mundo mais fraterno e solidário. A paz é o grande desafio para o mundo moderno. Ela inicia nas famílias que procuram se estruturar e se estende na realidade onde vivemos. Neste primeiro domingo da quaresma Jesus nos mostra como vencer as tentações do poder, do ter e do prazer.


                          
EVANGELHO (Mt 04, 01-11):
Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. Então o diabo levou Jesus à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas tuas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’” Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto”. Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.


“Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto”.

As tentações de Jesus estão dentro do plano misterioso de sua vinda para nossa salvação. Jesus aceitou livremente conviver com todas as nossas limitações, sendo que nunca caiu na desobediência ao Plano de Deus. Nós também somos tentados na raiz de nosso ser através do egoísmo que nos leva à indiferença em relação ao Criador.
O mundo é movido pelo ter, pelo prazer e pelo poder. Jesus irá mudar esta concepção. O ter é transformado ou alterado para um sentido de solidariedade, o prazer se transforma na alegria de sermos todos irmãos e filhos muito amados de Deus. O poder passa a ser um serviço à comunidade. Tudo passa a ser filtrado pelo amor. Conhecer a Cristo é praticar o amor que rema contra a correnteza egoística do mundo.
O individualismo presente na história arrasta o homem a sua própria ruína. Não seremos felizes vivendo momentos de prazeres individuais. Somos feitos para o outro. Só o amor pode dar sentido a nossa vida. Jesus não promete prosperidade material, nem sorte, nem saúde, mas ele nos promete a paz que nos leva à verdadeira alegria dos filhos de Deus.
Nós enfrentamos três dificuldades que podem nos levar ao egoísmo. Em primeiro lugar a tentação do Prazer carnal ou das alegrias momentâneas que fazem que nos tornemos verdadeiros animais impensantes. Esta tentação deve ser vencida através da virtude da Esperança que o próprio seguimento de Jesus Cristo nos apresenta.
Em segundo lugar, percebemos nesta passagem, a tentação do Poder que corrompe o homem em suas raízes. Faz que ele busque a sua satisfação acima do bem comum. É pela ação do Espírito Santo através da virtude da Caridade que poderemos vencer esta tendência errada que temos. Para o cristão o poder passa a ser serviço a comunidade. Ele utiliza todos os bens que possui para que todos possam se realizar.
Numa terceira instância temos a busca do Ter. O homem cria suas próprias invenções e pensa em se tornar independente de seu Criador. Pensa em sua própria realização, não se preocupando com sua identidade fundamental. Esta limitação é vencida através da que é aceitação do mistério de Deus em nossa vida. Ela nos leva a uma vida de humildade e oração.
As tentações são permitidas por Deus para que sejamos provados na fé. Quando rezamos a oração do “Pai Nosso”, nós pedimos ao Senhor a capacidade de nos mantermos firmes na fé na certeza de que elas são uma simples palha que tem um fogo passageiro. Na realidade cada tentação vencida se transforma em uma graça recebida.
Quando sentimos a grande realidade de que somos profundamente amados por Deus, esquecemos automaticamente tudo que não é essencial, pois uma alegria infinita invade o nosso coração. Esta alegria é capaz de superar todas as limitações de nossa vida.
Só a Deus devemos prestar culto, pois Ele nos dá a razão profunda de nossa existência. Perdemos o ponto de referência em nossa vida quando nos afastamos d’Ele.


 


“Senhor Jesus, que possamos vencer as tentações de nossas limitações para vos servirmos com alegria”.




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BUSCAI AS COISAS DO ALTO



“BUSCAR AS COISAS DE DEUS NOS LEVA A VERDADEIRA REALIZAÇÃO”.

A  busca do essencial na vida do ser humano é seu grande desafio. Sempre estamos a procura de uma realização mais profunda, algo que nos preencha na profundidade de nosso ser. A proposta de Jesus Cristo é capaz de preencher o imenso vazio que a pessoa sente a partir da vivência do amor incondicional. Quando buscamos as coisas de Deus todas as outras se tornam secundárias. Aos poucos elas se tornam unicamente instrumentos para servimos ao objetivo principal de nossa vida. O mundo tem fome de Deus. Percebemos esta realidade pelo grande sofrimento que a humanidade passa. Há um infinito vazio no coração das  pessoas que só poderá ser preenchido com o amor infinito de Deus.




EVANGELHO (Mt 06, 24-34):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que haverei de vestir. Afinal, a vida não vela mais do que o alimento, e o corpo mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isto. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas”.



“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”.


O que buscamos neste momento? Esta pergunta poderá ser respondida corretamente se estivermos cultivando a presença de Deus porque no fundo de nosso coração desejamos algo que não se acabe. Um amor permanente. Uma real satisfação que nos traga paz e alegria. Jesus nos exige a busca do essencial que tem como consequência imediata a perda do desnecessário.
O materialismo que é a base do relativismo já provou seu fracasso. Vemos em nossa sociedade pessoas tristes porque não reconhecem o amor de Deus em suas vidas. Elas parecem que tem uma fome que não se sacia. Vivem como cadáveres ambulantes, mortas vivas se alimentando do que a grande mídia lhes impõe. Saberemos o que nos realiza de verdade através da graça do Espírito Santo que nos indica o caminho do despojamento de nós mesmos para concretizarmos em nossa vida a vontade de Deus. O caminho da oração é o caminho da verdadeira felicidade.
Quando descobrimos o que o Senhor nos pede e temos a coragem de fazer este pedido se tornar realidade em nossa vida somos mais que felizes. Percebemos o Eterno penetrando em nossa vida. A maior droga que existe hoje é a mentira que fazemos para nós mesmos seguindo as coisas que passam. Os bens transitórios não são capazes de nos fazer felizes.
Hoje fazer o contrário da moda significa optar pela verdadeira felicidade que a Palavra de Deus nos mostra. O homem é incapaz de viver e alcançar a felicidade porque está preso em si mesmo nas coisas que se terminam rapidamente.
Buscar o reino de Deus é buscar o sofrimento da renúncia ao nosso plano particular para aceitarmos o plano de Deus. Quantas pessoas sofrem a dor da perda de suas identidades. Jesus já nos disse há muito tempo o que nos traria a paz e ainda ficamos pesquisando sobre o homem e suas relações. Perdemos tempo com desculpas esfarrapadas que nunca irão mostrar a verdade sobre o ser humano e suas relações. É muito fácil seguir o que as falsas filosofias e religiões hoje pregam. Elas servem como um pequeno curativo para feridas que são profundas. Por que a maioria das pessoas foge das verdades pregadas pela Igreja? Porque preferem viver a seu bel prazer. Preferem a falsa segurança dos bens materiais que são como uma palha que logo já não existirá mais. Neste mundo a prosperidade se torna relativa em função da missão que temos de anunciar e viver o reino de Deus.
No mundo são gastos milhões em armamentos de destruição enquanto milhares de pessoas morrem em consequência da fome, da doença e da miséria. Muitas pesquisas científicas não servem para facilitar a vida do ser humano, pelo contrário, levam-no a morte e destruição.
Só o amor que Jesus nos ensinou poderá mudar o mundo para uma sociedade fraterna e solidária. A partir deste momento teremos espaço para mais seres humanos e uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.


“Dá-nos força Senhor para buscarmos sempre as coisas do alto”