segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Eis a serva do Senhor.


Resultado de imagem para anunciação de jesus

“A PRESENÇA DE MARIA FOI ESSENCIAL NA CONCRETIZAÇÃO DA REDENÇÃO DA HUMANIDADE POR MEIO DE CRISTO JESUS”.


A figura de Maria é importantíssima para a realização do plano de Deus em relação a nossa salvação. Pelo sim de Maria somos reconciliados com o Pai através de seu Filho Jesus Cristo. A devoção mariana não é uma simples devoção. Seu exemplo de amor e obediência a Deus modificou a história da humanidade e até hoje ela intercede por cada um de nós. Quando obedecemos a Deus encontramos o sentido profundo de nossa vida e não somos mais seduzidos pelas facilidades do mundo.



EVANGELHO (Lc 01, 26-38):

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Resultado de imagem para anunciação de jesus

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

A passagem da anunciação do anjo nos enche de alegria e emoção. A comunicação de Deus em relação ao homem se resume em constantes “baixadas” d’Ele em direção ao homem e “tentativas” diversas do homem chegar até Deus.
A principal baixada de Deus acontece na encarnação do Verbo Divino. Ela sempre questionou a história e os teólogos. Para quem crê em Deus é muito fácil entender que nada é impossível para o Criador de todas as coisas. Deus entra na história do homem por saber que ele é incompetente no recebimento de seu amor infinito. Através do pecado o homem perdeu sua principal identidade de ser filho muito amado de Deus.

Resultado de imagem para anunciação de jesus

O pré-requisito para a realização da pessoa humana em sua totalidade é a fé bem orientada. Ela é um processo de aceitação do mistério de Deus em nossa história. Maria nos ensina com seu “faça-se” que é Deus quem sabe o que é melhor para nós. Ele tem um projeto que muitas vezes nos questiona, mas só Ele tem a visão total da realidade querendo sempre nos levar a participar de sua felicidade. As pessoas querem inventar argumentos, teorias que só levam a morte. Quando o homem age pelos seus instintos ele se perde, se animaliza. Quando busca a vontade de Deus pela fé ele se diviniza.
A crise de relacionamento que vivemos hoje tem como raízes a falta de fé. Da humanidade que quer criar um deus pessoal imaginário que serve ao seu próprio egoísmo. O grande sintoma desta realidade é a criação constante de falsas religiões que só tem base no subjetivismo individual. Muitas delas se servem de conceitos cristãos, mas não querem assumir o Cristo como um todo, pois ele vem sempre acompanhado com a Cruz. Um cristianismo sem cruz que só pensa em prosperidade terrena não é de Deus, mas sim de seu inimigo.

Resultado de imagem para anunciação de jesus

Deus se utiliza de Maria, ela se torna o instrumento mais dócil nas mãos do Criador e a maior intercessora para chegarmos até Deus. Se crermos nas Sagradas Escrituras percebemos que durante toda a história do Povo de Israel, Deus sempre se serviu de homens e mulheres para manifestar sua vontade. Em Maria, Deus realiza a maior façanha em relação à salvação da humanidade: Envia seu próprio Filho para mostrar o caminho da santidade. O homem sozinho não poderá ser feliz. Em Jesus Cristo encontramos o Caminho, a Verdade e a Vida.
Infelizmente muitos querem perder tempo questionando a virgindade de Maria e a forma como aconteceu a Encarnação do Verbo. Estas pessoas deveriam se questionar sobre suas próprias existências. Pois o nosso nascimento também é misterioso. Normalmente isto acontece com aqueles que não têm fé no poder de Deus que faz novas todas as coisas. Só aos humildes de coração é dado o conhecimento da bondade e sabedoria de Deus.
Não estamos neste mundo para vivermos numa competição. Todos fazem parte do projeto de amor da Santíssima Trindade. O individualismo está presente porque as relações comerciais estão acima das relações interpessoais. A economia deve servir ao homem e não o homem servir a economia. Vemos que aí se encontra a raiz da destruição da humanidade e da natureza.
Devemos aprender de Maria a sermos servos de Deus. Estarmos em constante contemplação de Sua Vontade para concretizarmos o bem em nossa vida.

Resultado de imagem para anunciação de jesus

“Obrigado Maria pela sua coragem de dizer Sim a Deus, pois por meio dele nos trouxeste o Salvador da Humanidade”.


Rio Grande, 15 de dezembro de 2008.
  

1.    Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2.  Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
3.   Forneça novos endereços para nossa lista que já ultrapassa o número de 2000...

E NÃO SE ESQUEÇA:

Ø   Celebração Eucarística.
Ø   Sacramento da Reconciliação.
Ø   Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Ø   Leitura Orante da Palavra de Deus.
Ø   Devoção a Virgem Santíssima.


ESTAMOS REZANDO POR VOCÊ EM NOSSA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

VISITE NOSSO SITE:
www.obramissionaria.org.br

ESCUTE NOSSA WEB RÁDIO PEREGRINA E FALE CONOSCO PELO MSN  webradioperegrina@hotmail.com




segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Aplainai os caminhos do Senhor...

Resultado de imagem para são joão batista

“VEM SENHOR JESUS RESTAURAR TODAS AS COISAS”.



A vida das pessoas que querem fazer a vontade de Deus é um constante desafio. Quando nos abrimos ao Senhor enfrentamos grandes desafios porque nossos valores passam a não coincidir com a maioria das pessoas. Estamos indo para o terceiro domingo do Advento. Neste tempo litúrgico nos preparamos para a vinda do Senhor. A figura de João Batista nos faz rememorar a radicalidade do seguimento. Não podemos ser mais do que somos. Todos têm uma missão de transformar o mundo através do amor vivenciado dentro da comunidade.

Resultado de imagem para são joão batista


EVANGELHO (Jo 01, 06-08.19-28):

Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”, conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o messias, nem Elias, nem o profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Resultado de imagem para são joão batista

“Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”.

 A  coerência de São João Batista nos impressiona muito. Percebemos a certeza que ele se dispõe a seguir o mandato do Senhor de ser um anunciador da Boa Nova. Isto lhe custará muito. A sua vida será tirada pelo anúncio da verdade.
Este momento em que nos preparamos para o Natal e para a vinda definitiva do Senhor, devemos fazer uma profunda avaliação de nossas vidas. Percebermos o quanto somos amados por Deus ao ponto de Ele nos apresentar um “Plano de Salvação” que vai de encontro as nossas fraquezas e limitações.
Esta nossa existência é uma peregrinação rumo ao eterno. Devemos com nossa própria vida anunciar a Boa Nova através do testemunho do que realmente cremos. O seguimento de Jesus Cristo não é uma ideologia. É a verdade final de nossas vidas. O caminho da verdade é bem mais duro inicialmente do que o da mentira. O homem vive em um constante sofrimento porque não sabe qual é a direção que deve dar a seus afetos.
Vivemos numa guerra em relação à existência humana. Estamos nos tornando consumistas de nós mesmos pensando que chegaremos a algum lugar longe do que realmente dá sentido as nossas vidas. A falta de relacionamento com Deus deteriora a vida humana em suas raízes.
Somos convidados a termos a coragem de São João Batista de anunciarmos a verdade no meio da falsidade.  Há muitos falsos profetas hoje que inventam religiões se dizendo cristãos para obterem mais lucro com a pobreza intelectual e afetiva das pessoas.
Devemos colaborar com o Senhor aplainando a realidade na aceitação dos valores evangélicos que solidificam a nossa vida. Não podemos nos perder. Não anunciamos a nós mesmos, mas o Senhor que vem.

Resultado de imagem para são joão batista

 “Fazei Senhor Jesus que tenhamos sempre coragem para sermos vossas testemunhas no mundo”.


Rio Grande, 05 dezembro de 2011.


























segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Preparai os caminhos do Senhor

Resultado de imagem para joão batista

“DEVEMOS ESTAR ABERTOS AO PROJETO DE AMOR DE DEUS”.
  
Estar abertos ao que o senhor nos pede é o grande desafio que temos no momento difícil da história que passamos. Como cristãos enfrentamos a ditadura do relativismo que afirma aos quatro ventos que seremos felizes vivendo no individualismo o que vai contra o reino de Deus. A crise de afeto que a humanidade atravessa como consequência do egoísmo leva a humanidade a sua própria ruína. Os cristãos são comprometidos pelo batismo a transformar o mundo. João Batista levou até o fim a sua adesão ao projeto de Deus. Ele é um exemplo de entrega a Deus para nós que sofremos as dores do afastamento de Deus.


EVANGELHO (Mc 1, 1-8):

Início do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.  Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” Foi  assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

 Resultado de imagem para joão batista
“Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

O evangelho de São Marcos inicia com a profecia de Isaías em relação à grande figura de João Batista que tem a missão de preparar o caminho do Senhor. Este caminho é o projeto de Deus que terá seu ápice na vinda de seu Filho e na ação definitiva do Espírito Santo na vida das pessoas de boa vontade. O plano de Deus tem uma lógica impressionante. Infelizmente as pessoas preferem se deixar guiar pelos caminhos mais “fáceis” que o mundo apresenta. A felicidade é resultado dos sofrimentos momentâneos que passamos para seguir Jesus.
O cristianismo sempre será uma contradição para aqueles que estão perdidos no hedonismo, busca de prazeres momentâneos, da sociedade. Esta acredita que a fonte da felicidade está nos prazeres da vida. Deus nos apresenta algo bem diferente em seu projeto de amor pela humanidade. João Batista é coerente com a Palavra. Ele será admirado por muitos, mas terá uma morte sangrenta por querer concretizar o que Deus lhe pedia em relação ao povo que estava caminhando sem nenhuma orientação. Sempre será assim. Os mártires são portas para o caminho de Deus. Seu sofrimento é coroado com a verdadeira glória dos filhos de Deus.
O mundo caminha para sua própria ruína se esquecer seus valores fundamentais. Nós cristãos estamos comprometidos na transformação da sociedade. Devemos seguir o exemplo de São João Batista anunciando a verdade dentro de um mundo cheio de fantasias e ilusões que arrastam as pessoas ao sofrimento verdadeiro e permanente.
Nós recebemos a graça do santo batismo para termos coragem de seguirmos em frente na nossa missão. Não podemos desanimar. Devemos olhar para o incorruptível que nos espera na eternidade para passarmos pelo corruptível do mundo.


“Senhor Jesus, dai-nos força para vivermos nossa vida sempre conformes ao vosso ensinamento”.


Rio Grande, 29 de novembro de 2011.