segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jesus é tentado no deserto

 Resultado de imagem para cartaz da campanha da fraternidade 2017

“DEVEMOS VENCER AS TENTAÇÕES DO INIMIGO QUE NOS ARRASTAM AO INDIVIDUALISMO”.


Na quarta-feira de cinzas iniciamos o tempo da quaresma. Tempo de penitência e reflexão sobre os valores essenciais de nossa vida. Neste ano a Igreja do Brasil nos apresenta na Campanha da Fraternidade o tema  “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lemaCultivar e guardar a Criação”. A vida é o maior dom que recebemos de Deus, ela faz parte de um sistema que precisa ser cuidado e respeitado. Deve ser preservada em todos seus níveis. Os cristãos devem ser especialistas na defesa da vida e na promoção do bem. Dois elementos de suma importância para a humanidade. Estamos carentes de um mundo mais fraterno e solidário. A paz é o grande desafio para o mundo moderno. Ela inicia nas famílias que procuram se estruturar e se estende na realidade onde vivemos. Neste primeiro domingo da quaresma Jesus nos mostra como vencer as tentações do poder, do ter e do prazer.

Resultado de imagem para jesus é tentado no deserto 

                          
EVANGELHO (Mt 04, 01-11):
Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. Então o diabo levou Jesus à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas tuas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’” Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto”. Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

Resultado de imagem para jesus é tentado no deserto

“Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto”.

As tentações de Jesus estão dentro do plano misterioso de sua vinda para nossa salvação. Jesus aceitou livremente conviver com todas as nossas limitações, sendo que nunca caiu na desobediência ao Plano de Deus. Nós também somos tentados na raiz de nosso ser através do egoísmo que nos leva à indiferença em relação ao Criador.
O mundo é movido pelo ter, pelo prazer e pelo poder. Jesus irá mudar esta concepção. O ter é transformado ou alterado para um sentido de solidariedade, o prazer se transforma na alegria de sermos todos irmãos e filhos muito amados de Deus. O poder passa a ser um serviço à comunidade. Tudo passa a ser filtrado pelo amor. Conhecer a Cristo é praticar o amor que rema contra a correnteza egoística do mundo.
O individualismo presente na história arrasta o homem a sua própria ruína. Não seremos felizes vivendo momentos de prazeres individuais. Somos feitos para o outro. Só o amor pode dar sentido a nossa vida. Jesus não promete prosperidade material, nem sorte, nem saúde, mas ele nos promete a paz que nos leva à verdadeira alegria dos filhos de Deus.
Nós enfrentamos três dificuldades que podem nos levar ao egoísmo. Em primeiro lugar a tentação do Prazer carnal ou das alegrias momentâneas que fazem que nos tornemos verdadeiros animais impensantes. Esta tentação deve ser vencida através da virtude da Esperança que o próprio seguimento de Jesus Cristo nos apresenta.
Em segundo lugar, percebemos nesta passagem, a tentação do Poder que corrompe o homem em suas raízes. Faz que ele busque a sua satisfação acima do bem comum. É pela ação do Espírito Santo através da virtude da Caridade que poderemos vencer esta tendência errada que temos. Para o cristão o poder passa a ser serviço a comunidade. Ele utiliza todos os bens que possui para que todos possam se realizar.
Numa terceira instância temos a busca do Ter. O homem cria suas próprias invenções e pensa em se tornar independente de seu Criador. Pensa em sua própria realização, não se preocupando com sua identidade fundamental. Esta limitação é vencida através da que é aceitação do mistério de Deus em nossa vida. El nos leva  uma vida de humildade e oração.
As tentações são permitidas por Deus para que sejamos provados na fé. Quando rezamos a oração do “Pai Nosso”, nós pedimos ao Senhor a capacidade de nos mantermos firmes na fé na certeza de que elas são uma simples palha que tem um fogo passageiro. Na realidade cada tentação vencida se transforma em uma graça recebida.
Quando sentimos a grande realidade de que somos profundamente amados por Deus, esquecemos automaticamente tudo que não é essencial, pois uma alegria infinita invade o nosso coração. Esta alegria é capaz de superar todas as limitações de nossa vida.
Só a Deus devemos prestar culto, pois Ele nos dá a razão profunda de nossa existência. Perdemos o ponto de referência em nossa vida quando nos afastamos d’Ele.

Resultado de imagem para jesus é tentado no deserto


“Senhor Jesus, que possamos vencer as tentações de nossas limitações para vos servirmos com alegria”.




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Buscar as coisas do alto.

Resultado de imagem para buscai as coisas do alto

“BUSCAR AS COISAS DE DEUS NOS LEVA A VERDADEIRA REALIZAÇÃO”.
A  busca do essencial na vida do ser humano é seu grande desafio. Sempre estamos a procura de uma realização mais profunda, algo que nos preencha na profundidade de nosso ser. A proposta de Jesus Cristo é capaz de preencher o imenso vazio que a pessoa sente a partir da vivência do amor incondicional. Quando buscamos as coisas de Deus todas as outras se tornam secundárias. Aos poucos elas se tornam unicamente instrumentos para servimos ao objetivo principal de nossa vida. O mundo tem fome de Deus. Percebemos esta realidade pelo grande sofrimento que a humanidade passa. Há um infinito vazio no coração das  pessoas que só poderá ser preenchido com o amor infinito de Deus.



Resultado de imagem para buscai as coisas do alto


EVANGELHO (Mt 06, 24-34):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que haverei de vestir. Afinal, a vida não vela mais do que o alimento, e o corpo mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isto. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas”.


Resultado de imagem para buscai as coisas do alto


“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”.

O que buscamos neste momento? Esta pergunta poderá ser respondida corretamente se estivermos cultivando a presença de Deus porque no fundo de nosso coração desejamos algo que não se acabe. Um amor permanente. Uma real satisfação que nos traga paz e alegria. Jesus nos exige a busca do essencial que tem como consequência imediata a perda do desnecessário.
O materialismo que é a base do relativismo já provou seu fracasso. Vemos em nossa sociedade pessoas tristes porque não reconhecem o amor de Deus em suas vidas. Elas parecem que tem uma fome que não se sacia. Vivem como cadáveres ambulantes, mortas vivas se alimentando do que a grande mídia lhes impõe. Saberemos o que nos realiza de verdade através da graça do Espírito Santo que nos indica o caminho do despojamento de nós mesmos para concretizarmos em nossa vida a vontade de Deus. O caminho da oração é o caminho da verdadeira felicidade.
Quando descobrimos o que o Senhor nos pede e temos a coragem de fazer este pedido se tornar realidade em nossa vida somos mais que felizes. Percebemos o Eterno penetrando em nossa vida. A maior droga que existe hoje é a mentira que fazemos para nós mesmos seguindo as coisas que passam. Os bens transitórios não são capazes de nos fazer felizes.
Hoje fazer o contrário da moda significa optar pela verdadeira felicidade que a Palavra de Deus nos mostra. O homem é incapaz de viver e alcançar a felicidade porque está preso em si mesmo nas coisas que se terminam rapidamente.
Buscar o reino de Deus é buscar o sofrimento da renúncia ao nosso plano particular para aceitarmos o plano de Deus. Quantas pessoas sofrem a dor da perda de suas identidades. Jesus já nos disse há muito tempo o que nos traria a paz e ainda ficamos pesquisando sobre o homem e suas relações. Perdemos tempo com desculpas esfarrapadas que nunca irão mostrar a verdade sobre o ser humano e suas relações. É muito fácil seguir o que as falsas filosofias e religiões hoje pregam. Elas servem como um pequeno curativo para feridas que são profundas. Por que a maioria das pessoas foge das verdades pregadas pela Igreja? Porque preferem viver a seu bel prazer. Preferem a falsa segurança dos bens materiais que são como uma palha que logo já não existirá mais. Neste mundo a prosperidade se torna relativa em função da missão que temos de anunciar e viver o reino de Deus.
No mundo são gastos milhões em armamentos de destruição enquanto milhares de pessoas morrem em consequência da fome, da doença e da miséria. Muitas pesquisas científicas não servem para facilitar a vida do ser humano, pelo contrário, levam-no a morte e destruição.
Só o amor que Jesus nos ensinou poderá mudar o mundo para uma sociedade fraterna e solidária. A partir deste momento teremos espaço para mais seres humanos e uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.

Resultado de imagem para buscai as coisas do alto

“Dá-nos força Senhor para buscarmos sempre as coisas do alto”



domingo, 12 de fevereiro de 2017

O cristão rema sempre contra a correnteza do mundo


Resultado de imagem para jesus ensinando 

“OS CRISTÃOS SÃO ESPECIALISTAS NA LUTA PELA PERFEIÇÃO NO AMOR”.

A mensagem de Jesus é sempre mais exigente do que nossa lei natural. Ele quer que nossas atitudes sejam revolucionárias na concretização do bem no meio do mal. Sempre é um passo adiante do que nos parece ser justo. O mundo será transformado quando os cristãos forem transformados pela realidade ativa do amor de Deus presente na história. O que fazer perante tantos sinais de morte? Como iremos responder as carências do mundo. Quando nos voltamos para o essencial outras pessoas se associam a nós. Há muitas pessoas desejando fazer o bem. O que nos falta é uma sadia pedagogia que as leve a uma escolha mais profunda.

Resultado de imagem para jesus ensinando 

EVANGELHO (Mt 05, 38-48):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá aquém  te pedir e não vire as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém vos digo: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que estás nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.

Resultado de imagem para jesus ensinando

“Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.

O que significa ser perfeito? Muitas vezes nos cobramos e somos cobrados durante a nossa vida. Às vezes esta cobrança pode nos trazer traumas que nos prejudicam até mesmo em nossos relacionamentos. Jesus nos pede uma perfeição semelhante ao Criador de todas as coisas. Na realidade estamos em um processo de aperfeiçoamento. Estamos sempre numa tentativa de buscar a estabilidade dentro da instabilidade da vida. Ser perfeito é buscar as coisas do alto. Estar vendo as coisas materiais não como definitivas, mas como instrumentos de fazermos o bem.
Somos convidados a dar um passo a mais. Especialmente na prática da caridade para com o próximo. Deus é amor e quem está com ele vive o amor. Deus foi capaz de dar tudo por nós. O que somos capazes de dar para ele? Estamos sobre a influência de duas correntes. Uma que nos chama ao amor e a outra que nos chama ao egoísmo. O que vamos fazer? Lutar contra a grande mídia que no fundo tem uma filosofia fraticídia. Cada um deve cuidar de si mesmo sem se importar com a vida do próximo.
Jesus nos pede para não enfrentarmos os malvados. Devemos ensinar eles pelo nosso testemunho que a vida tem outro sentido. Vemos isto por vários exemplos que os santos da Igreja nos deixaram. Muitos deles converteram seus próprios algozes em cristãos comprometidos.
O cristianismo sempre será um sinal de contradição no mundo. Amar os inimigos não é uma tarefa fácil. Muitas vezes temos a sensação de sermos derrotados. Mas quando isto acontece nosso coração se enche da verdadeira alegria que consiste em sentirmos paz em nosso coração. Optamos pelo lado mais difícil mãos ao mesmo tempo experimentamos algo novo dentro de nosso coração.
A sociedade só irá mudar a partir do comprometimento dos cristãos que devem sempre escolher o bem e evitar o mal em suas vidas.

Resultado de imagem para jesus ensinando 

“Senhor Jesus, nos ajude sempre a optar pelo lado mais difícil de nossa vida para sermos mais felizes com nossos irmãos.”