segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Solenidade de todos os santos

Resultado de imagem para todos os santos

“OS SANTOS SÃO OS AMIGOS FORTES DE DEUS QUE INTERCEDEM POR NÓS”.

Neste próximo domingo celebramos a festa de todos os santos da Igreja. É a nossa festa antecipada. Pela graça de Deus estaremos todos um dia na Glória. Iremos viver a alegria permanente do eterno convívio com aqueles que procuraram ser fiéis ao que o Senhor lhes pediu. A santidade consiste na descoberta e na concretização da vontade de Deus em nossa vida. É uma busca constante de estabilidade no amor na constante instabilidade da vida. É o grande desafio de se obedecer a Deus na humildade da Fé.

Resultado de imagem para todos os santos

Estamos dentro de um mundo fortemente marcado pelo individualismo. Quem busca a santidade busca a fraternidade vivendo no altruísmo. Dividindo sua vida com a vida dos irmãos. Em meio a tudo isto: o que significa ser santo? Os santos podem interceder por nós que peregrinamos neste mundo em direção a eternidade?

Resultado de imagem para todos os santos

Santo é toda pessoa que está no convívio com Deus na eternidade. Existe um grande número de santos que não foram canonizados. A Igreja canoniza somente 0,01% dos cristãos que faleceram. Considerando eles como modelo e intercessores para os cristãos que estão na Igreja Peregrina. Após um longo processo de beatificação e canonização, com a confirmação dos milagres de forma científica, determinado cristão é canonizado pelo Santo Padre o Papa. A partir deste momento podemos pedir graças por meio desta pessoa, pois são grandes amigos de Jesus. Há muita confusão em outras confissões religiosas que acham que nós católicos adoramos os santos. O que na realidade não é verdade. Temo-los como intercessores no Céu. Eles já foram provados definitivamente na Fé e hoje por estarem na Glória de Deus rezam por nós que ainda estamos nesta instabilidade da vida.
A Igreja tem uma visão comunitária da fé. Não nos salvamos e não nos condenamos sozinhos. Quando alguém, por meio da Graça de Deus, se santifica passa a ajudar aos seus irmãos a se santificarem. Isto se pode perceber claramente na Sagrada Escritura em seus grandes personagens, mesmo no Antigo Testamento.
A mãe de Jesus é a grande intercessora que foi-nos dada por Ele no momento crucial que dava a sua vida para nos salvar (Jo 19, 25-27). Maria quer que todos se salvem por saber da maravilha de se estar constantemente na presença de Deus.
Buscar a santidade é buscar a concretização dos valores do Evangelho em nossa vida numa constante tentativa de se fazer o bem e evitar o mal. O mundo individualista precisa ser recheado com o amor de Deus que é passado pelas pessoas virtuosas que procuram amar a todos sem exceção.
Santidade é a busca constante da estabilidade no amor na constante instabilidade da vida. Não temos nesta existência uma vida plana, somos limitados. Temos a certeza que Deus nos ama acima de nossas limitações. Devemos nos empenhar em direcionar nossa liberdade na aceitação da vontade de Deus. Sermos seus amigos fortes. Estamos todos em um processo de conversão. O imediatismo presente em nossa sociedade é prejudicial para a vivência cristã porque faz que valorizemos os bens temporais acima dos bens eternos.

Nenhum santo foi reconhecido pela sociedade quando estava neste mundo, mas isto não nos deve desanimar na prática do bem. Devemos nos animar e lutar para que este mundo seja melhor através do amor, da justiça e da solidariedade que são a essência do Evangelho. 

Resultado de imagem para todos os santos

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Jesus e Zaqueu

Resultado de imagem para jesus e zaqueu

“PARA VER JESUS PRECISAMOS SER HUMILDES”.

As atitudes de Jesus estão sempre relacionadas com a salvação das pessoas. Jesus não olha para o nosso passado, ele quer que digamos o nosso sim ao Reinado de Deus. Ele recuperou muitas pessoas que eram consideradas de segunda categoria para o povo pela sua situação de pecado frente à comunidade. Os cobradores de impostos eram tidos como pecadores públicos por se aproveitarem da opressão do povo para se enriquecer. Os cristãos não podem se perder nas aparências, mas sim no sentido profundo que cada pessoa representa para Deus que nos criou para Ele.




Resultado de imagem para jesus e zaqueu


EVANGELHO (Lc 19, 01-10):

Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhes disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.


Resultado de imagem para jesus e zaqueu 


“O filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

O fato apresentado neste trecho do evangelho é de grande significado para nós hoje. Muitas vezes temos facilidade para condenar os nossos irmãos pelas suas atitudes e não vemos o que eles têm de melhor para nos oferecer: o que está dentro de seus corações. Deus ama a todos da mesma forma. Ele nos apresenta o que está errado para melhorarmos e sermos mais felizes.
Zaqueu quer ver Jesus. Esta sua tentativa vai levá-lo à conversão. Ele irá mudar de vida quando se percebe acolhido por Jesus. Provavelmente este homem devia ter um certo reconhecimento pela sociedade, embora tenha sido rejeitado pela comunidade judaica por ser cobrador de impostos. Mesmo assim ele vai subir em uma árvore pelo seu ímpeto de ver Jesus. Não era algo comum para um homem rico e poderoso fazer. Esta atitude de humildade e desprendimento irá ser reconhecida por Jesus que se auto convida para ir em sua residência. Jesus entra em sua casa, na sua intimidade, irá fazer uma refeição com ele. É uma postura que causa uma grande surpresa em Zaqueu.
A conversão de Zaqueu acontece quando ele se propõe a dar parte de seus bens aos pobres. Ele percebe outro valor muito maior em sua vida do que os bens materiais lhe ofereciam. O desapego leva à humildade e a humildade leva à santidade.
O cristianismo se define pela acolhida do outro, mesmo que ele seja diferente. O cristão deve amar sem medidas. Deve ser um especialista na visão de profundidade em relação a pessoa humana. Quando fomos batizados, recebemos a graça de configurar a nossa vida com a vida de Jesus que é nosso irmão.
O seguimento de Jesus sempre será o nosso maior desafio porque todos somos profundamente limitados. Por esta razão não somos juízes de nossos irmãos, mas devemos ajudar a todos a carregarem a sua cruz até a vida definitiva que nos espera.


Resultado de imagem para jesus e zaqueu


“Senhor Jesus fazei que tenhamos sempre coragem de recebê-lo em nossa casa e sermos transformados pelo vosso amor.”